segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Alerta a Exposição Solar

Nesta última semana me deparei com várias situações, que chamaram muito a minha atenção. Refiro-me a exposição das pessoas ao sol sem maiores precauções, cuidados, ou controle. Por isso decidi comentar com você caro(a) leitor(a), de forma que sirva como alerta. Além de colunista, atuo também em uma clínica estética, onde, diariamente, recebo pessoas que procuram uma solução “milagrosa” para queimaduras de diferentes intensidades. Na maioria dos casos é assunto para a medicina.

A exposição ao sol causa mais problemas do que somente uma dolorosa queimadura. Os danos oriundos da exposição inadequada ao sol podem causar manchas marrons e vermelhas, parecidas com escamas, ressecamento, escamação, feridas, enrugamento e também, mais grave do que tudo isto, a possibilidade de desenvolver câncer de pele a médio e longo prazo. Além, obviamente, do que todos(as) já sabem, ou ouviram falar, que é o “terror” das mulheres, o envelhecimento precoce da pele.

O que mais me chama a atenção e preocupação como esteticista é que, por mais informações que tenhamos sobre esse assunto nos dias de hoje, boa parte das pessoas, mulheres principalmente, não dão a devida importância, ou até mesmo ignoram esta questão. Muitas relatam, “fiquei com preguiça de passar o protetor solar e pensei, vou pela beiradinha, o sol nem vai me pegar”, ou, “o céu estava encoberto por nuvens, não pensei que queimava”...!!! Quinze minutos, trinta minutos, dependendo da pele, esse é o tempo necessário para virar um “pimentão”! Outras ainda, simplesmente se expõem ao sol de forma temerária, sem qualquer tipo de proteção e por horas a fio, porque pretendem ficar com um bronze do “dia para a noite”, rapidamente, num passe de mágica, em um único fim-de-semana, ou feriadão na praia, no rio, na piscina, em casa, na laje mesmo.

Hoje fez um “sol de rachar mamona”, como diz o ditado popular. Mesmo num dia comum, quando saímos de casa para o trabalho e do trabalho de volta para casa, ou por outras razões, devemos lembrar-nos de usar os filtros solares, independentemente do tipo de pele, mais clara ou morena, pois, com a progressão cada vez maior da incidência de raios solares nocivos na atmosfera terrestre, por causa do tal “buraco” na camada de ozônio e todos os demais problemas ambientais relacionados com a poluição, temos que nos preocupar com o aparecimento de doenças de pele, mormente câncer, em conseqüência de queimaduras solares.

Fique de olho nos horários que você vai se expor na praia, rio, “camping”, piscina ou até mesmo na sua residência. Evite o sol nos horários impróprios. Nos demais horários, use sempre algum tipo de protetor, filtro solar, bloqueador, hidratante, etc.

A sua pele agradecerá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário